segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Outubro Rosa



Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada por diversos no mês de outubro dirigida a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento acontece no mundo todo. O laço cor de rosa é o símbolo já reconhecido mundialmente.


O movimento teve inicio nos Estados Unidos, onde vários Estados faziam ações próprias em prol da prevenção ao câncer de mama. Depois, o Congresso Americano tornou oficial  Outubro o mês de prevenção deste câncer.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar.

 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.


 

 

Meu apoio consta pelo fato, de conhecer varias dessas guerreiras que  nunca se abalaram ao descobrir o câncer. E que mesmo passando por este mal, ergueram a cabeça e provaram que não importa o que aconteça você sempre terá um apoio, e sempre terá um retorno. Mostrando a forças de todas as mulheres. Gostaria ainda de parabenizar todas a mulheres, que um dia passaram por isso e todas que fazem este serviço. 

Em Blumenau:
 









Fotos de Jaime Batista da Silva.

Ao realizar o autoexame, procure perceber o aparecimento de caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações da pele e do complexo bico do seio, secreções mamilares existentes.
A mulher pode fazer a detecção precoce do câncer de mama através de um exame visual e de palpação. Este exame deve ser realizado cerca de 7 dias após a menstruação ou, para aquelas que não menstruam mais, uma vez por mês.
"Todas as mulheres após os 20 anos (com caso de câncer na família) e 40 anos (sem caso de câncer da família) devem realizar o auto exame da mama uma vês por mês, para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama." - Segundo a Dra. Sheila Sedicias.



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário